• Sabrina Hoffmann

Transformação digital apoia crescimento de construtora paranaense

Rastreabilidade de acessos e dados de auditorias apoiam na redução de não conformidades e ajudam a Construtora Lyx Engenharia a ter mais qualidade na entrega final de imóveis


Para se diferenciar no seu segmento a Construtora Lyx Engenharia, investiu em transformação digital. A empresa, que é uma das maiores do Paraná, com mais de 5 mil unidades entregues, adotou a plataforma de mobilidade Mobuss Construção, desenvolvida pela Teclógica, para gerir via dispositivos móveis seus canteiros de obras.


Auditorias, documentação, acesso à obra através de Catraca Virtual e até Vistoria e Entrega passaram a ser realizadas em ambiente virtual, onde as informações são integradas e os históricos dos imóveis são completos. Entre as vantagens de levar a transformação digital para a construção civil, a confiabilidade de dados e a agilidade na resolução dos processos cotidianos estão entre as principais, segundo as analistas de qualidade da construtora, Ariane Sureck e Luana Fialkoski. “Havia a necessidade de digitalização de nossos processos. Necessitávamos do acesso aos nossos dados de forma rápida e precisa, o que conseguimos ao contratar o Mobuss Construção. Com a solução sendo utilizada dentro do canteiro de obra, conseguimos uma revolução na conferência de serviços, controle de acessos e demais benefícios”, destacam.


Catraca virtual e benefícios ao cliente

Com o sistema desenvolvido pela Teclógica, a Construtora Lyx Engenharia passou a controlar todos os processos digitalmente. A segurança acontece em todos os níveis: para acessar a obra o profissional deve estar com sua documentação em dia. Quando chega ao canteiro, apresenta seu crachá, e o código traz todas as informações a seu respeito, para conferência no módulo de Catraca Virtual. Diariamente mais de 400 colaboradores nas obras, além de 200 em escritório, passam pela catraca virtual todos os dias.


A rotina construtiva também passou por alterações a partir do uso da tecnologia. Com o módulo de Qualidade a equipe realiza auditorias e conferências de itens pré-definidos, evitando não conformidades e ajustando em tempo hábil o que for necessário. A redução de não conformidades, indicações de ajustes e observações, de 2017 para 2019 foi de 75%.


“Com o módulo de Documentos, os profissionais acessam de qualquer lugar – na obra, no escritório ou em home office - a versão vigente da documentação da obra, garantindo que todos estejam alinhados com as mudanças que estão ocorrendo”, explicam Ariane e Luana. Os módulos de Registro e de Vistoria e Entrega completam a integração do trabalho digitalizado de ponta a ponta, com informações atualizadas.


Para o cliente final, os ganhos são evidentes: “Hoje, todos os nossos colaboradores responsáveis pelo agendamento com o cliente têm acesso ao Mobuss Construção. Sendo assim não há o risco de sobreposição de agendamentos. Nossos clientes acham muito boa a forma de aplicação da Vistoria e Entrega”, finalizam as analistas de qualidade da Construtora Lyx Engenharia.


Para Aloisio Arbegaus, diretor Comercial e de Marketing da Teclógica, a adesão da construtora ao Mobuss Construção mostra a importância da introdução de tecnologias no setor construtivo. “A perda de informações ao longo do processo é um dos grandes problemas do segmento e acarreta custos elevados. Com uma solução completa e intuitiva, de fácil aplicação na rotina do canteiro de obras há a transformação digital de ponta a ponta, facilitando o controle e dando a empresas como a Lyx um diferencial frente ao mercado”, avalia.

1 visualização