• Sabrina Hoffmann

Teclógica comemora 25 anos e anuncia resultados e perspectivas para os negócios

Empresa se fortalece com parcerias internacionais, ampliação do portfólio de soluções, investimento em capital humano e impacto na comunidade local. Em 2018 cresceu 20% em número de clientes e pretende encerrar 2019 com 60% de aumento só na área de Produtos


Mais de 120 profissionais, mais de 200 clientes, parceria com marcas reconhecidas globalmente e ações para fortalecimento da comunidade fazem parte da trajetória da Teclógica. A empresa de processos de TI e Negócios, que comemora 25 anos de fundação em 2019, iniciou sua história prestando serviços para uma multinacional de tabacos e conta com grandes marcas em seu portfólio.


Gilmar Tamanini, CEO da companhia, destaca que para manter-se competitiva, a Teclógica vem apostando em parcerias e investe em novas soluções. “Hoje contamos com duas verticais de atuação. Na área de Serviços temos uma nova parceria que nos permite evoluir em ofertas, enquanto na vertical de Produtos nos consolidamos na oferta de soluções para a construção civil, comunicação corporativa e gestão de contratos”, conta.


Só em 2018 a empresa teve um crescimento total de 20% na carteira de clientes. E a expectativa é otimista para este ano: a Teclógica pretende encerrar 2019 com 60% de aumento no número de clientes na vertical de Produtos e 15% na de Serviços. Entre os destaques está a evolução do Mobuss Construção, solução para gestão do canteiro de obras, um dos pioneiros para a construção civil e utilizado pelas principais empresas do setor no país. “Só no ano passado, atingimos 110% da nossa meta de vendas com essa solução. Na área de Produtos os investimentos também são constantes. Já foram mais de R$ 12 milhões para levarmos soluções de ponta ao mercado ”, reforça Gilmar.


Parcerias e novas soluções

Uma das principais estratégias da empresa dentro da vertical de Serviços foi firmar parceria com a Dassault Systèmes. A multinacional francesa é reconhecida em todo o mundo pela oferta de soluções para a gestão da indústria e manufatura. A Teclógica é a primeira empresa de capital nacional a ser parceira CSI (Consultant Services & Integrator) da marca. Desde 2017, quando consolidou o negócio, já dobrou o número de clientes no segmento industrial, por conta do aumento de serviços para indústria 4.0, com foco em Manufatura: Digital Manufacturing, MES (Manufacturing Execution System), APS (Advanced Planning and Scheduling) e PLM (Product Lifecicle Management). A inclusão da parceria ao negócio também movimentou investimentos em formação de pessoas: só no último ano a Teclógica investiu mais de R$ 1 milhão neste sentido.


A partir de 2020, a consolidação da parceria deve significar um aumento anual de 50% na carteira de clientes pelos próximos três anos. Clientes com fábricas no México e na Eslováquia, por exemplo, já fazem parte da carteira.


Na área de Produtos, novas ofertas também chegaram ao mercado nos últimos  anos. Depois da solução Mobuss Construção, em 2012, lançou em 2017 o Mobuss TV, plataforma de TV Corporativa, e em 2018 o InContract, solução para gestão de contratos.


Gestão de pessoas e impacto na comunidade local

Em um cenário de falta de mão de obra qualificada para o setor tecnológico, a companhia atua na contramão da maioria das empresas, reduzindo o impacto da falta de profissionais. Desde 2008 conta com Universidade Corporativa, para formação das equipes. Outras ações de retenção de talentos, como extinção de regras de dress code, ações para qualidade de vida, estrutura de descanso, cozinhas, chimarrão e café liberados fazem parte da rotina dos profissionais.


Todos os anos a Teclógica realiza internamente as Olimpíadas, que além de promover ações de integração e qualidade de vida, traz campanhas que impactam a comunidade local. Na última edição, encerrada em maio deste ano, foram arrecadados mais de 88 kg de alimentos, doados para casa de Repouso Menino Jesus.


Além disso, mais de 30 computadores já foram doados para escolas e instituições locais. “Acreditamos que esse apoio a projetos que ajudam a comunidade a se desenvolver é essencial. Mais de 120 famílias estão ligadas ao nosso negócio e muitas delas são impactadas direta e indiretamente por estas ações, pois vêem vizinhos, colegas, o bairro receber incentivos para se desenvolver. Há um fortalecimento geral e sentimos que contribuímos para que a nossa região possa prosperar”, destaca o CEO da Teclógica.


A companhia acumula ainda reconhecimentos, como o de Melhor Fornecedor de TI pelo grupo AES Brasil, em 2013, e o selo de empresa com um ótimo local para se trabalhar, da Great Place to Work. Saiba mais em www.teclogica.com.br

3 visualizações