• Sabrina Hoffmann

Assessoria de imprensa no seu negócio: cinco pontos que você deve levar em consideração

Mais do que produzir textos sobre o seu negócio ou serviço, a assessoria de imprensa tem papel estratégico para o crescimento e fortalecimento de uma marca. Em tempos de transformação digital, ela precisa ser ainda mais alinhada com os propósitos da sua empresa. Deve constar em seu escopo estudar as oportunidades de mercado, estar de olho nas tendências de comunicação e unir diversas frentes para um saldo efetivo.


Os resultados e benefícios desse trabalho? Confira abaixo cinco deles! :)


1- Foco em qualidade


É comum que, ao investir em um trabalho de comunicação você imagine estar em destaque em dezenas de veículos de mídia. Mas não esse o objetivo de um trabalho estratégico de assessoria de imprensa. A maior vantagem desse tipo de serviço é que, quando ele está alinhado com todo o planejamento da empresa terá foco em qualidade e não quantidade.

Isso significa que a atuação será voltada para a busca de espaços editoriais gratuitos naqueles veículos que o seu cliente ou público-alvo acessa.


Com o crescimento das plataformas digitais e a preocupação dos portais com o ranqueamento de seus conteúdos nos sites de buscas, atuar com conteúdos exclusivos é um diferencial.


Quer um exemplo? O Roberto Vilela se tornou colunista de um portal de negócios, com dois artigos mensais e exclusivos, produzidos com o apoio da Trevo. Assim, tornou-se referência para os leitores desta plataforma. Outro exemplo foi a participação dele em uma pauta de quatro páginas para a revista Melhor Gestão de Pessoas. Conteúdo exclusivo que rendeu amplitude.


2- Atuação multiplataforma


Jornais, revistas, portais, rádio, TV. Cada tipo de mídia tem uma necessidade específica quanto ao conteúdo que precisa receber da sua empresa para poder aproveitá-lo. E a assessoria de imprensa é a melhor forma de identificar as oportunidades em cada uma delas. Assim, além de empreender esforços de forma assertiva, você ganha pontos com os produtores, que percebem que podem contar com os seus porta-vozes nas pautas que desenvolvem diariamente.


Na rádio, por exemplo, existem oportunidades amplas de se discutir temas relacionados diretamente ao seu negócio, mostrando que você tem expertise no assunto. Foi assim com a Teclógica, que falou sobre o mercado da construção civil para a CBN. A companhia desenvolve soluções para a gestão do canteiro de obras e mostrou que está alinhada com as tendências do mercado.


3- Comunicação com propósito


Pautas comerciais definitivamente não irão render. E é por isso que o planejamento e estudo do seu negócio farão toda a diferença nos resultados do trabalho de assessoria. Muitas questões que acontecem na sua rotina podem ser interessantes para a imprensa e só o seu assessor vai conseguir identificar, através da proximidade com o seu negócio.


Por isso, antes de sair abordando a imprensa é importante alinhar expectativas e criar uma estratégia de trabalho. Isso significa comunicar com propósito, com ações que irão gerar mais resultados, conteúdos mais relevantes e mais interessantes para a imprensa.


Foi por conta desse tipo de alinhamento que identificamos na Ellevo uma pauta com potencial para destaque nacional. A empresa adotou home office e passou a controlar os resultados da equipe com a mesma plataforma que comercializa. O aumento da produtividade virou oportunidade de pauta no Estadão e esse resultado mostrou duas frentes do negócio: eficiência na gestão de pessoas e como os clientes podem usar o produto da empresa também nesta frente.


4- Torne-se referência com apoio da assessoria de imprensa


Sabe qual a melhor maneira de perceber que a assessoria da resultado? Verificando a frequência com que os veículos procuram os seus porta-vozes. Quando a assessoria imprime um ritmo de trabalho com propósito e consistência as pautas fluem muito melhor e a própria mídia passa a ser proativa a procura da empresa. Significa que você é referência na sua área e que os veículos confiam na sua equipe de comunicação.


5- Entenda que este é um trabalho de longo prazo


Não adianta achar que uma semana será suficiente para ganhar destaque na mídia. Algumas pautas factuais (como as de eventos ou datas comemorativas) realmente precisam de agilidade no trabalho, mas é em longo prazo que a sua marca se tornará conhecida. Investir em comunicação estratégica significa criar um trabalho constante e alinhado, com metas de curto, médio e longo prazo, bem como resultados contínuos.


Quando uma marca trabalha apenas um período a sua comunicação e depois deixa essa vertente de lado, tende a ser substituída pelo seu concorrente. Não deixe de investir e manter uma linha constante de trabalho. E conte com a sua assessoria para desenhar a melhor estratégia ao longo dos meses.


Quer saber mais sobre assessoria de imprensa, comunicação corporativa, resultados e formatos de trabalho? Entre em contato e vamos conversar! :)

30 visualizações