• Sabrina Hoffmann

Acig disponibiliza assessoria jurídica para empresas lidarem com crise causada pelo coronavírus

Entidade acaba de anunciar parceria com escritório de advocacia para oferecer ao associado melhor entendimento das medidas publicadas pelos governos federal e estadual no que diz respeito às ações pertinentes ao empresariado nessa fase de crise


Em meio às incertezas do que vai acontecer a curto e médio prazo, a Associação Empresarial de Gaspar (Acig) está realizando ações para resguardar a manutenção e a saúde econômica dos seus associados.


Entre as medidas que já foram tomadas, a entidade fez uma negociação com o escritório de assessoria jurídica que a atende e disponibilizará para seus associados dois pareceres, um tributário e um trabalhista, para orientar o empresariado nas atitudes pertinentes a este momento de crise em virtude da pandemia do coronavírus.


“Entendemos que o nosso papel é dar este tipo de suporte ao associado. Devemos, em conjunto, assegurar que as ações de cada um sejam em prol do coletivo, desde os colaboradores até a diretoria da empresa. O momento é frágil e requer sabedoria, discernimento e mais do que nunca, uma postura empreendedora para amenizar os impactos dessa crise lá na frente”, esclarece Nelson Bornhausen, presidente da Acig.  


Os documentos foram elaborados de forma didática e simplificada pelas advogadas Helena Thayse Theiss Deschamps e Larissa Thuany Schmitt. E mostram que medidas o empresário pode ou não tomar, principalmente em relação aos colaboradores, de acordo com a Medida Provisória publicada pelo governo federal no último dia 22 de março e também tendo como base nos Decretos nº 515 e nº 525 do Governo do Estado de Santa Catarina, publicados em 17 de março.


“Entendemos que é uma dificuldade entender a linguagem aplicada na legislação. Há muita informação, porém, há dificuldade de interpretação e posterior aplicação”, explica Dra. Helena. E continua: “Tentamos mostrar de forma simplificada o que dispõem essas decisões para que o associado possa tomar a melhor atitude para o seu negócio. São todas medidas ditadas pelos governos estadual e federal. E nós, no nosso campo de atuação, buscamos assessorar o empreendedor sobre a importância de ter claro o que cada item significa e qual a decisão mais assertiva para cada caso, para cada empresa”.


A parceria com o escritório oferece, ainda, consultoria especializada com valores diferenciados para os associados da Acig, como forma de oportunizar ações qualificadas e respaldadas com segurança e responsabilidade fiscal e trabalhista.


Os pareceres foram disponibilizados de forma gratuita aos associados para livre consulta.  

3 visualizações